10 de fevereiro de 2011

Cursos de Extensão FACAPA 2011

Objetivos: Realizar uma leitura crítica do livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda;- Estabelecer uma dialética entre o processo de construção histórica e cultural do homem brasileiro e a sua subjetividade;- Refletir sobre conflitos da nossa sociedade atual a partir da compreensão de sua construção histórica e cultural.

Objetivos: Conhecer e debater os diversos conceitos de democracia e as formas de participação popular na construção de políticas públicas, visando oferecer aos cidadãos e cidadãs instrumentos que os ajudem na leitura sóciopolítico, e na participação crítica na construção de políticas públicas que promovam a dignidade humana e o bem público.

DEVOÇÃO MARIANA: CRER PARA ENTENDER E ENTENDER PARA CRER
Objetivo Geral: Oferecer respostas teológicas e históricas sobre a vida e os dogmas marianos. Objetivos Específicos: Estudar a vida de Maria, mãe de Jesus, a partir de textos da Tradição Cristã; conhecer e analisar as Declarações Dogmáticas Católicas sobre a pessoa de Maria, mãe de Jesus.  

Objetivos: Tomando como base os textos freudianos que trataram do assunto droga e álcool, este curso visa dizer do que se trata o alcoolismo e a drogadição, na visada psicanalítica. Em seguida, criar um diálogo entre psicanalistas pós-freudianos, que deram seguimento às suas sugestões, ampliando a base para compreensão da subjetividade intoxicada. A partir disso, far-se-á uma inspeção mais demorada das propostas de como um profissional, que lida com sujeitos à droga e álcool, pode preparar-se e atuar no acolhimento da demanda por ajuda. Inclui-se nesta proposta a releitura de alguns dos procedimentos institucionais, oficiais ou não, para previsão e redução de danos advindos da toxicomania. Um grande e variado problema que esgarça o tecido social, com efeitos nocivos no interior do político – aquilo que se refere à cidade e ao urbano – a toxicomania afeta as estruturas dos sistemas de saúde, as instituições carcerária e de recuperação do toxicômano, o judiciário, a família e todas as instâncias que regulam as relações entre cidadãos.

ESPANHOL
Objetivos: Introduzir o aluno na leitura e interpretação de textos em língua espanhola.Além disso, permitir a interação social e a percepção de diferenças, auxiliando na construção de identidade dos sujeitos, visto que aprender uma língua estrangeira no mundo em que vivemos também traz diversos benefícios de ordem político-econômico-social.  

INGLÊS
Objetivos: Proporcionar a vivência de uma forma de se comunicar na qual novas maneiras de ver o mundo são apresentadas e novas culturas são percebidas;- Facilitar o engajamento discursivo do aprendiz, tornando-o capaz de usar a língua adequadamente em situações de comunicação com consciência lingüística e crítica;- Possibilitar a compreensão de um mundo plurilíngüe, dependendo do momento histórico;- Desenvolver no aluno uma relação positiva quanto à leitura, sob diferentes propósitos, e à pesquisa;- Aprender a conviver eticamente e ampliar sua visão de mundo e consciência sobre seus costumes, sua língua e seus valores, bem como sobre as culturas globais.

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICANALÍTICO DE D. W. WINNICOTT
Objetivos: Introduzir o pensamento psicanalítico de D. W. Winnicott, psicanalista inglês (1896-1971), principalmente sua Teoria do amadurecimento pessoal. Incluso nesta teoria estão: as relações mãe-bebê (a dependência absoluta); seus conceitos de ego, si-mesmo e eu; de psicossoma e saúde psicossomática; espontaneidade e reatividade; o estágio da primeira mamada teórica: as tarefas fundamentais do bebê; a criatividade originária; os estados excitados e os estados tranquilos; a integração no tempo e no espaço; o alojamento da psique no corpo; estágio de desilusão; objetos transicionais; o uso do objeto; o estágio do “eu sou”; o estágio do concernimento; o estágio edípico; a volta à origem; o viver criativo; a tendência antissocial; sonho e realidade, “ter-fé-em”. E uma breve comparação entre estas teorias com as teorias da psicanálise freudiana clássica, em suas aproximações e revisões.  

Objetivos: Promover múltiplos olhares sobre o TEMPO propiciando AUTOCONHECIMENTO, SAÚDE E SABER. Disponibilizar atividades que estimulem a experiência do tempo como forma de vida, e portanto, passível de autorregulação e autogerência.

Objetivos: Promover o encontro de mulheres e a formação da roda de mulheres. Facilitar o estabelecimento de um grupo educativo-terapêutico que fortaleça os vínculos sociais, tão prejudicados na sociedade moderna atual, potencialmente estressante e desorganizadora dos laços afetivos. Propiciar atividades e reflexões que conduzam para o AUTOCONHECIMENTO, SABER e SAÚDE.

SOFRIMENTO PSÍQUICO: HISTÓRIA, FILOSOFIA E PSICOLOGIA
Objetivos: Compreender o sofrimento psíquico na contemporaneidade.- Compreender a relação entre sofrimento psíquico e doença mental.- Fornecer conceitos fundamentais que permitam refletir sobre o sofrimento psíquico a partir da perspectiva das ciências humanas.

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